Seguidores

sábado, 25 de abril de 2009

INVENÇÃO PARA UMA VIAGEM DE SONHO - Para Doroni Hilgenberg


INVENÇÃO PARA UMA VIAGEM DE SONHO

( para Doroni Hilgenberg)
http://www.overmundo.com.br/banco/invencao-para-uma-viagem-de-sonhos-para-doroni-hilgenberg
Julio Rodrigues Correia · Manaus (AM) · 2 · 25/4/2009 17:57 ·

Num campo de margaridas
onde manhãs estivais
pastam silentes
evoquei o silêncio do sonho
e os alicerces da memória
e me vi plantando esperanças
à beira do rio de minha infância,
caminhei pelas alamedas da vida
cataloguei palpitações e desencantos
e me coloquei no caos das ruas
das cidades masculinas
(cruéis e desumanas)
entupidas de homens sem rostos.

E nesse vadiar de sonhos
dividi os gomos de minhas angústias
com as madrugadas insones,
vi a rosa do povo romper o asfalto
e nascer impávida e bela
humanizando a rua,
vi pessoas apressadas
( carregando suas cruzes)
fugir para Pasárgada,
ouvir de um velho poeta
que o amor é eterno
enquanto dura.

E meus passos alcançaram
o caule da aurora
e via a estrela da manhã
apagar seu lume
quando o sol rompeu
a vidraça do quarto
e me despertou
da aventura onírica.
Júlio Rodrigues Correia

sobre a obra
Este poema é dedicado a poeta Doroni Hilgenberg que veio de tão longe e abraçou a Amazônia como sua segunda terra. Também presto homenagem aos divinos poetas, Thiago de Mello, Drumond, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes.
Faço alusão de suas obras nas entrelinhas do poema.

10 comentários:

Doroni disse...

Julio,
Ser homenageada com esse onírico poema, juntamente com o nosso poeta maior,
Thiago de Mello e esses icones da literatura, nem precisa dizer que eu chorei de emoção.
Fico eternamente agradecida
Um grande abraço com carinho e amizade.
Doroni Hilgenberg

Whesley Fagliari dos Santos disse...

Doroni, querida,

vc me encantou com suas palavras singelas deixadas no Sofia, viu? muito obrigado...

E mais obrigado ainda por existir e fazer deste espaço um canto tão encantado... Lindo o poema! Linda a homenagem... Justissima!

Parabéns!

Com carinho,
Whesley

Taciana disse...

Uma linda homenagem, sem dúvida. Boa noite. Beijos. Taci.

Lidi Dimbarre disse...

Prima linda que delicia de recadinho você me deixou.
Puxa que pena que esteve lá em casa e não nos encontrou, mas assim que estiver de volta aqui vá nos visitar.
Eu ando meio afastada do msn e orkut por causa do meu tcc, mas assim que possível entrarei e conversaremos melhor.

Beijo grande
Adoramos você

Beijos para a prima Nancy e para o Nilson

leonorcordeiro disse...

Querida Doroni

O presente que você recebeu emociona pelos versos e pelo afeto contido em cada palavra.
bjs!

Laguardia disse...

Amigos.
Não sou jornalista nem escrevo bem.
Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

Laguardia disse...

Doroni

Obrigado pela visita ao blog Brasil Liberdade e Democracia.

Sei que é uma luta difícil, mas cada um faz como pode e o único meio que sei é demonstrando a minha indignação através do blog

Muito obrigado pelo poema. Espero continuar contando com sua visita e comentários

Laguardia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Ferreira disse...

Divido sua alegria nesse momento. Seu belo trabalho merece ser reconhecido.

João

google disse...

Doroni Amiga, Estrelas é a pagina que eu mais gosto. Já disse que você é um anjo e deixei um poema, ai vai novamente.



MAMÃE MEU ANJO BOM



Com o seu Amor sem fim

A minha Mãezinha querida,

Sempre, sempre, cuidando de mim.

Eu ainda na sua barriga,

Ouvia aquela voz amiga,

Acariciando-me assim.



Ela andava, eu me balançava,

Dentro da bolsa d’água, protegida,

Ela cantava aquela "Canção tão linda!"

Que era para eu nanar.

A que hoje em lembro bem,

"Dorme, dorme Neném!!!



Eu nasci, cresci, estou aqui,

Abraçada a esse "Anjo Amigo"

Que se, preocupa comigo.

Aliais, preocupa-se com todos nós,

Parte dessa grande família,

Que u'a maravilha!!!



Pois então vamos cantar!

Pra homenagear, a "Rainha do Lar!"

Que é esse "Anjo da Guarda!"

De todos em volta Dela!

Um Buquê.de rosas amarelas,

Rosas brancas, vermelhas,

Uma grande variedade,

Uma grande e linda "Aquarela!"

Tudo de bom, o que há de melhor para Ela!!!



Viva a Mamãe tão querida,

Viva a Mãe Santíssima!

Nessa data para nós a mais linda,

Viva as Mães da Humanidade de Cima!!!



VIVA JESUS!



28/04---10/05/2009


Abraços opoetadabaixada.